Durante as inscrições informa-se da data de começo da catequese e convidam-se os pais a acompanhar os filhos.
As pessoas são conduzidas, à medida que vão chegando, para um salão amplo. Aí estão duas grandes superfícies em cartão ou papel de cenário. Uma delas será uma silhueta, a lápis, do rosto de Jesus. A outra está em branco e tem o título “Os amigos de Jesus”.
Haverá uma série de tabuleiros com tintas de cores variadas. Os pais e as crianças são convidados a pintar as suas mãos e a “imprimi-las” no mural “Os amigos de Jesus”. Devem assinar os seus nomes por baixo. É bom que as mãos das diversas famílias fiquem juntas. Depois disso, imprimem as suas mãos dentro do rebordo traçado do rosto de Jesus. Assim, a pouco e pouco, o rosto de Jesus irá ganhando forma e cor. Os catequistas têm um papel importante em ajudar os participantes a fazer estas tarefas.
Quando todos tiverem chegado e os murais estiverem completos, leva-se o mural com o rosto de Jesus para a igreja onde é colocado em lugar de destaque. Faz-se um breve momento de oração onde pedimos a protecção do Senhor para este ano de catequese e manifestamos os nossos compromissos: de catequistas, de pais, de catequizandos.
Depois da oração pode-se fazer um momento de convívio no salão.