Maria do Céu Costa

É com prazer que apresentamos a Ir. Maria do Céu Costa, missionária em Angola, entre os nossos autores.

Aqui fica um pouco da sua vida, nas suas próprias palavras:

A Minha profissão e a minha paixão

 

Eu conheço esta voz..-  dizem-me.

 Muita gente me conhece pela voz.

Sou a irmã Maria do Céu Costa, desta Congregação de Franciscanas Missionárias da Mãe do Divino Pastor.

Será que falo muito? Nem por isso, apenas tenho programas na rádio Nacional e na Rádio Ecclesia (Rádio da Igreja Católica)  onde falo sobre a Bíblia.

Às quintas feiras de manhã conto uma história bíblica para crianças na Rádio Nacional e na Rádio Luanda e gravo um programa para ser emitido à noite ( espaço bíblico e fraternidade)

De vez em quando sou convidada para um programa “ Ecos do Evangelho” para falar de Bíblia. Também já fui convidada pela  televisão (TPA e ZIMBO ) para falar de bíblia.

A BÍBLIA

A Sagrada Escritura tem sido a minha paixão desde há longos anos, desde criança, quando me contavam as histórias da Bíblia, nomeadamente do José do Egipto, da Judite, do Daniel.

A minha curiosidade aumentou  porque sempre gostei muito de ler.

A formação do noviciado foi muito bíblica  ( Madre Dolores Pereiro foi minha formadora) e graças a Deus tínhamos no noviciado uma boa biblioteca, onde podíamos saciar a nossa sede nos temas que mais gostávamos.

 

Na minha formação académica não deixei de estudar a bíblica e de participar nalgum grupo bíblico orientado pelos capuchinhos. Aqui aprendi a formar grupos.

 

MISSÔES

Após a minha licenciatura em Filosofia no Porto, deram-me a oportunidade de ir para as missões, algo que tanto desejava e ambicionava. Creio que as minhas superiores deram-se conta do grande desejo que tinha de ir para as missões. Era nessa altura a Madre Inês Rozas Villa.

Cheguei à Beira, Moçambique a 22 de Outubro de 1983, dia das missões daquele ano.

Nos anos seguintes trabalhei em duas  frentes. Na paróquia de Matacuane tornei-me formadora de Catequistas e iniciei os grupos bíblicos que rapidamente se estenderam para outras paróquias da cidade.

 

Em Matacuane vendo tanta criança na rua sem escolarizar, lancei-me a pedir apoios para a construção de escolas primárias nos bairros da paróquia, uma simples sala, mas onde as crianças poderiam estudar. Tive o apoio de Manos Unidas e alguns patrocinadores, empresários locais.

Também leccionava  no liceu que ficava mais perto de casa: Samora Machel.

Era tempo de guerra em Moçambique. Era com muito sacrifício que as irmãs com mais anos na comunidade se espalhavam pela cidade e arredores à procura de comida. Recordo a Irmã Begonha indo até à Munhava ( zona periférica) à procura de batata doce, porque pão não havia. E a luz sumia e não queria aparecer. E as notícias de mortos e feridos no interior eram constantes. E a falta de segurança era enorme. E os ladrões? Éramos visitadas com muita frequência.

 

 

 

ESCRITA

Esporadicamente fui convidada para escrever artigos no jornal, e algum programa televisivo.

Também colaborei na feitura de catecismos com o P. Sousa, então pároco de Matacuane

 

ESCOLA

Também trabalhei na Paróquia de Fátima ( Beira) onde colaborei na construção da escola paroquial e na residência paroquial.

 

SEMINÁRIO

Além de dar aulas na Escola Secundária Samora Machel iniciei a dar aulas no Seminário Médio da Beira onde se formavam os futuros sacerdotes desta diocese e das dioceses vizinhas.

 

ANGOLA

Após 16 anos nestas actividades a então provincial de Portugal, Madre Delfina escreveu-me uma carta perguntando se não me importava de vir para Angola.

Acolhi o convite com satisfação. Achei que devia aceitar.

 

E aqui estou trabalhando em Luanda desde há 11 anos , trabalhando profissionalmente no Seminário Maior como professora de Filosofia; lecciono história da Filosofia Contemporânea, no 3º ano de Filosofia;

Lecciono Ética Social na Universidade Católica  e lecciono Bíblia no Instituto Superior D. Bosco, com os padres Salesianos.

A isto eu chamo profissão. Gosto de leccionar. Pudera! Depois de tantos anos neste ofício!

 

A MINHA PAIXÃO

Mas a minha paixão como costumo dizer é a Bíblia:

Sou a coordenadora Geral dos grupos bíblicos; formadora de animadores e monitores bíblicos com cursos permanentes na paróquia do Carmo. Elaboro brochuras sobre livros bíblicos e temas bíblicos com a ajuda de um jovem que depois de digitar me vem ajudar a compor o texto de forma mais estética. Estas brochuras são estudadas pelos animadores e monitores . As brochuras são policopiadas  mesmo em casa  e vendidas a um preço acessível nas paróquias com o apoio de patrocinadores e nos últimos anos com o apoio  de Ladesol.

Também de vez em quando vou ao interior realizar cursos bíblicos e formar lá animadores para continuarem o trabalho bíblico.

Tudo isto faço graças às minhas irmãs de comunidade que me proporcionam condições para eu ter mais tempo de investigar para elaborar as brochuras; compreendem o meu pouco jeito para a culinária e me pedem apenas simples trabalhos caseiros. Estou-lhes muito agradecida. Sem elas, neste momento a Zé Costa, a Teresa Mendes, A Linda, não seria capaz de gerir deste modo a vida pastoral. Estou-lhes muito agradecida.

 

E também agradeço à Congregação que me proporcionou este espaço onde posso dar a conhecer a Congregação e sobretudo espalhar a Boa-Nova de Jesus.

 

Obrigada a todas as pessoas que me ajudaram  e ajudam a ser a pessoa que sou.

 

Maria do Céu Costa

Luanda

Angola

 

 

 

 

Partilhe

Facebook
WhatsApp

Relacionados

Cyberattack
Comunicado: Fundação Salesianos alvo de ataque informático
A Fundação Salesianos foi alvo de um ciberataque, que resultou num acesso não autorizado aos nossos sistemas...
Banda Missio Concerto 15 anos
Banda Missio celebra 15 anos com concerto solidário
Na noite de 26 de outubro, o Auditório São Vicente, em Alfena, foi palco de uma celebração especial:...
E-vangelizar Estoril 24 - Noticia
E-vangelizar 24: Estoril avança na esperança
Os Salesianos do Estoril acolheram a terceira edição do XIV E-vangelizar. Após duas edições no Porto,...
Evangelizar24-Formadores
E-vangelizar 2024 Porto: edição dupla inspira Agentes Pastorais a ter mais Esperança
A XIV edição do E-vangelizar marcou um novo capítulo na formação pastoral no Porto, sendo a primeira...

Últimas

Pesquisa