Aqui fica um pouco da sua vida, nas suas próprias palavras:
A Minha profissão e a minha paixão
Eu conheço esta voz..- dizem-me.
Muita gente me conhece pela voz.
Sou a irmã Maria do Céu Costa, desta Congregação de Franciscanas Missionárias da Mãe do Divino Pastor.
Será que falo muito? Nem por isso, apenas tenho programas na rádio Nacional e na Rádio Ecclesia (Rádio da Igreja Católica) onde falo sobre a Bíblia.
Às quintas feiras de manhã conto uma história bíblica para crianças na Rádio Nacional e na Rádio Luanda e gravo um programa para ser emitido à noite ( espaço bíblico e fraternidade)
De vez em quando sou convidada para um programa “ Ecos do Evangelho” para falar de Bíblia. Também já fui convidada pela televisão (TPA e ZIMBO ) para falar de bíblia.
A BÍBLIA
A Sagrada Escritura tem sido a minha paixão desde há longos anos, desde criança, quando me contavam as histórias da Bíblia, nomeadamente do José do Egipto, da Judite, do Daniel.
A minha curiosidade aumentou porque sempre gostei muito de ler.
A formação do noviciado foi muito bíblica ( Madre Dolores Pereiro foi minha formadora) e graças a Deus tínhamos no noviciado uma boa biblioteca, onde podíamos saciar a nossa sede nos temas que mais gostávamos.
Na minha formação académica não deixei de estudar a bíblica e de participar nalgum grupo bíblico orientado pelos capuchinhos. Aqui aprendi a formar grupos.
MISSÔES
Após a minha licenciatura em Filosofia no Porto, deram-me a oportunidade de ir para as missões, algo que tanto desejava e ambicionava. Creio que as minhas superiores deram-se conta do grande desejo que tinha de ir para as missões. Era nessa altura a Madre Inês Rozas Villa.
Cheguei à Beira, Moçambique a 22 de Outubro de 1983, dia das missões daquele ano.
Nos anos seguintes trabalhei em duas frentes. Na paróquia de Matacuane tornei-me formadora de Catequistas e iniciei os grupos bíblicos que rapidamente se estenderam para outras paróquias da cidade.
Em Matacuane vendo tanta criança na rua sem escolarizar, lancei-me a pedir apoios para a construção de escolas primárias nos bairros da paróquia, uma simples sala, mas onde as crianças poderiam estudar. Tive o apoio de Manos Unidas e alguns patrocinadores, empresários locais.
Também leccionava no liceu que ficava mais perto de casa: Samora Machel.
Era tempo de guerra em Moçambique. Era com muito sacrifício que as irmãs com mais anos na comunidade se espalhavam pela cidade e arredores à procura de comida. Recordo a Irmã Begonha indo até à Munhava ( zona periférica) à procura de batata doce, porque pão não havia. E a luz sumia e não queria aparecer. E as notícias de mortos e feridos no interior eram constantes. E a falta de segurança era enorme. E os ladrões? Éramos visitadas com muita frequência.
ESCRITA
Esporadicamente fui convidada para escrever artigos no jornal, e algum programa televisivo.
Também colaborei na feitura de catecismos com o P. Sousa, então pároco de Matacuane
ESCOLA
Também trabalhei na Paróquia de Fátima ( Beira) onde colaborei na construção da escola paroquial e na residência paroquial.
SEMINÁRIO
Além de dar aulas na Escola Secundária Samora Machel iniciei a dar aulas no Seminário Médio da Beira onde se formavam os futuros sacerdotes desta diocese e das dioceses vizinhas.
ANGOLA
Após 16 anos nestas actividades a então provincial de Portugal, Madre Delfina escreveu-me uma carta perguntando se não me importava de vir para Angola.
Acolhi o convite com satisfação. Achei que devia aceitar.
E aqui estou trabalhando em Luanda desde há 11 anos , trabalhando profissionalmente no Seminário Maior como professora de Filosofia; lecciono história da Filosofia Contemporânea, no 3º ano de Filosofia;
Lecciono Ética Social na Universidade Católica e lecciono Bíblia no Instituto Superior D. Bosco, com os padres Salesianos.
A isto eu chamo profissão. Gosto de leccionar. Pudera! Depois de tantos anos neste ofício!
A MINHA PAIXÃO
Mas a minha paixão como costumo dizer é a Bíblia:
Sou a coordenadora Geral dos grupos bíblicos; formadora de animadores e monitores bíblicos com cursos permanentes na paróquia do Carmo. Elaboro brochuras sobre livros bíblicos e temas bíblicos com a ajuda de um jovem que depois de digitar me vem ajudar a compor o texto de forma mais estética. Estas brochuras são estudadas pelos animadores e monitores . As brochuras são policopiadas mesmo em casa e vendidas a um preço acessível nas paróquias com o apoio de patrocinadores e nos últimos anos com o apoio de Ladesol.
Também de vez em quando vou ao interior realizar cursos bíblicos e formar lá animadores para continuarem o trabalho bíblico.
Tudo isto faço graças às minhas irmãs de comunidade que me proporcionam condições para eu ter mais tempo de investigar para elaborar as brochuras; compreendem o meu pouco jeito para a culinária e me pedem apenas simples trabalhos caseiros. Estou-lhes muito agradecida. Sem elas, neste momento a Zé Costa, a Teresa Mendes, A Linda, não seria capaz de gerir deste modo a vida pastoral. Estou-lhes muito agradecida.
E também agradeço à Congregação que me proporcionou este espaço onde posso dar a conhecer a Congregação e sobretudo espalhar a Boa-Nova de Jesus.
Obrigada a todas as pessoas que me ajudaram e ajudam a ser a pessoa que sou.
Maria do Céu Costa
Luanda
Angola