Pe. Rui Alberto apresenta Novo Itinerário da Catequese no programa da RTP 2 “A Fé dos Homens”

O Diretor Editorial da Salesianos Editora esteve no programa Ecclesia, transmitido na RTP 2, a apresentar o Novo Itinerário Emaús da Catequese em Portugal. “Catequese não é instrução religiosa. É, e quer ser, uma verdadeira iniciação a esta experiência alternativa que é acreditar no Evangelho”, defendeu.

O Diretor Editorial da Salesianos Editora, Pe. Rui Alberto, foi entrevistado pela Ecclesia, para o programa “A Fé dos Homens” da RTP 2, emitido no dia 21 de fevereiro.

A transmissão da fé às novas gerações tem um novo itinerário, aprovado pela Conferência Episcopal Portuguesa em 2022, e que desde o ano passado está a ganhar forma nos novos catecismos que estão a ser desenvolvidos pela Comissão Episcopal da Educação Cristã e Doutrina da Fé, através do Secretariado Nacional da Educação Cristã e da Salesianos Editora.

Reformular a catequese é um objetivo para a Igreja com alguns anos, lembrou o Diretor Editorial da Salesianos Editora que está a trabalhar com o Secretariado Nacional da Educação Cristã no desenvolvimento do Novo Itinerário de Vida Cristã “Emaús”.

REFORMULAR A CATEQUESE

As novidades começam pela própria organização dos conteúdos. A diferença é, na opinião do Pe. Rui Alberto, que trabalhou os novos materiais catequéticos, qualitativa.

Se até agora o percurso da catequese era organizado em 10 anos, de forma sequencial, com conteúdos diferentes, no novo itinerário foram definidos quatro tempos: Despertar a Fé, Iniciação à Vida Cristã, Aprofundamento Mistagógico e Discipulado Missionário. “Há tempos em que o objetivo é a proposta. Há outros tempos, como este em que aparece este conteúdo, o do Aprofundamento Mistagógico, em que a ideia é a captação, a absorção, a aprendizagem. Em que o catequizando é muito mais protagonista na construção da sua própria identidade de fé”, explicou.

Outra novidade do itinerário é o alargamento da catequese às famílias. “Acho que hoje há um consenso grande na Igreja, isto é, dos Bispos até ao catequista mais de base, de que catequese não é instrução religiosa. É, e quer ser, uma verdadeira iniciação a esta experiência alternativa que é acreditar no Evangelho”, defendeu.

Na opinião do sacerdote não se trata apenas de uma novidade editorial, o itinerário “Emaús” é o resultado de um processo de discernimento. “Nós estamos a mudar não só os materiais catequéticos, estamos a mudar todo o horizonte”, afirmou na entrevista que pode ser vista em RTP Play.

O itinerário inclui também materiais para cada encontro, o livro do catequizando, onde a dimensão pedagógica é reforçada, e o guia do catequista.

(Artigo retirado de www.salesianos.pt)

Parceria SNEC e Salesianos Editora

A coleção Emaús nasce da parceria estabelecida entre a Fundação SNEC e a Salesianos Editora com o intuito de criar os materiais catequéticos que operacionalizam o Itinerário aprovado pela Conferência Episcopal Portuguesa há dois anos. Os materiais catequéticos serão editados de forma faseada prevendo que, no Verão estejam editados e publicados o AM4 («Viver na amizade com Cristo») para o 8º ano de catequese e o DM1 e DM2, correspondentes aos 10º e 11º anos de catequese.

Para mais informações ou esclarecimentos, contacte-nos através do e-mail comunicacao@editora.salesianos.pt

Partilhe

Facebook
WhatsApp

Relacionados

Cyberattack
Comunicado: Fundação Salesianos alvo de ataque informático
A Fundação Salesianos foi alvo de um ciberataque, que resultou num acesso não autorizado aos nossos sistemas...
Banda Missio Concerto 15 anos
Banda Missio celebra 15 anos com concerto solidário
Na noite de 26 de outubro, o Auditório São Vicente, em Alfena, foi palco de uma celebração especial:...
E-vangelizar Estoril 24 - Noticia
E-vangelizar 24: Estoril avança na esperança
Os Salesianos do Estoril acolheram a terceira edição do XIV E-vangelizar. Após duas edições no Porto,...
Evangelizar24-Formadores
E-vangelizar 2024 Porto: edição dupla inspira Agentes Pastorais a ter mais Esperança
A XIV edição do E-vangelizar marcou um novo capítulo na formação pastoral no Porto, sendo a primeira...

Últimas

Pesquisa