Viver os Sacramentos: novos materiais catequéticos para a adolescência

A Salesianos Editora promoveu um webinar para apresentar os novos materiais catequéticos para o 7º ano da coleção Emaús.

Mais de mil catequistas inscreveram-se no webinar Emaús que a editora dos salesianos organizou na noite de 5 de fevereiro. Orientado pelo Pe. Rui Alberto, o encontro teve como principal objetivo apresentar os títulos “Viver os Sacramentos (AM3)”. Este é o primeiro material catequético a ser editado tendo em vista a implementação do novo Itinerário de Iniciação à Vida Cristã (IVC) que a Comissão Episcopal Portuguesa aprovou em abril de 2022.

Perante cinco centenas de catequistas o salesiano sacerdote começou por explicar que o IVC propõe quatro tempos diferentes.

O terceiro destes quatro tempos tem o nome de Aprofundamento Mistagógico, a fase em que os adolescentes dos 10 aos 14 anos aprofundarão a sua vivência sobre a Bíblia (AM1 – 5º ano), o Credo (AM2 – 6º ano), os Sacramentos (AM3 – 7º ano) e os Mandamentos (AM4 – 8º ano).

Viver os Sacramentos (AM3)” ajudará os adolescentes a entender os sacramentos como “lugar onde nos encontramos com Deus”, sublinhou o coordenador do projeto Emaús, o nome dado à coleção de materiais catequéticos do IVC.

PEDAGOGIA PROPOSTA

Do ponto de vista pedagógico, o AM3 propõe 30 encontros divididos em três blocos de 10 catequeses que se articulam entre com diferentes propósitos: Festejar, Reconhecer, Interpretar a Palavra, Oração e Escolher. No final de cada trimestre o grupo é desafiado a assumir a liderança do ano catequético, implementando um projeto à sua escolha. 

A par dos encontros de catequese, os blocos também sugerem três encontros com os pais.

Porque a Fé é uma experiência eclesial” é fundamental que o grupo se assuma como lugar onde se vive a força da comunidade e onde as “aprendizagens acontecem a partir de atividades” que promovem “fortes interações”, explicou o especialista.

OS MATERIAIS

De seguida, e através da exploração de uma catequese, apresentaram-se os materiais previstos para o AM3, a saber, o Guia para o catequista e o Livro do Catequizando, já disponíveis, e a pasta de Apoio e a Pen com lançamento previsto para final de fevereiro.

O encontro encerrou com o esclarecimento das dúvidas que foram surgindo no decorrer da aprendizagem.

Parceria SNEC e Salesianos Editora

A coleção Emaús nasce da parceria estabelecida entre a Fundação SNEC e a Salesianos Editora com o intuito de criar os materiais catequéticos que operacionalizam o Itinerário aprovado pela Conferência Episcopal Portuguesa há dois anos. Os materiais catequéticos serão editados de forma faseada prevendo que, no Verão estejam editados e publicados o AM4 («Viver na amizade com Cristo») para o 8º ano de catequese e o DM1 e DM2, correspondentes aos 10º e 11º anos de catequese.

Para mais informações ou esclarecimentos, contacte-nos através do e-mail comunicacao@editora.salesianos.pt

Partilhe

Facebook
WhatsApp

Relacionados

Dia Mundial do Livro celebrado pela Salesianos Editora em 2023
Campanha de descontos - Dia Mundial do Livro 2023
O Dia Mundial do Livro celebra-se a 23 de abril. Associamo-nos a esta festa, com o lançamento de uma...
Cavaleiro da Imaculada tem novo Diretor
Cavaleiro da Imaculada com novo Diretor
O Pe. David Teixeira, sdb, assumiu a direção do Cavaleiro da Imaculada, publicação mensal da Salesianos...
Agarrados-a-net
Agarrados à net, mas seguros no amor dos pais
No passado dia 14 de março, pelas 21h30, a Salesianos Editora em parceria com o projeto “Agarrados à...
Formação Ligações na Diocese de Viseu
No dia 14 de janeiro de 2023, os catequistas do Arciprestado de Besteiros (Diocese de Viseu) reuniram-se...

Últimas

Pesquisa