Bento XVI em defesa da família

No terminar do V Encontro Mundial das Famílias (EMF), em Valência (Espanha), o Papa Bento XVI confirmou que a Igreja deve assumir a defesa da família "contra o que considera serem ataques ao matrimónio e à vida", segundo notícia da Agência Ecclesia.

Após umas primeiras horas marcadas pelas homenagens às vítimas do acidente no Metropolitano de Valência, Bento XVI centrou-se nos temas que preocupam as famílias católicas um pouco por todo o mundo. Esta manhã, na Missa que encerrou o Encontro, o Papa afirmou claramente que “reconhecer e promover a maravilhosa realidade do matrimónio indissolúvel entre homem e mulher, a origem da família”, é um dos maiores serviços que se podem prestar ao bem comum e ao verdadeiro desenvolvimento das sociedades.

Consciente do país em que se encontrava, Bento XVI repetiu o seu apoio a todos os que lutam pelos princípios católicos numa sociedade cada vez mais “secularizada” e precisou que a família, célula básica da sociedade, não pode deixar de existir, lamentando que a mesma esteja “acossada”.

Sobre o tema do encontro, a transmissão da fé na família, Bento XVI lembrou que esta fé não é uma “mera herança cultural”, mas “uma acção contínua da Graça”. Esta perspectiva faz do matrimónio uma alta expressão da dimensão “relacional, filial e comunitária”, e da paternidade o sinal tangível da “presença de Deus criador”.

Por tudo isto, o Papa deixou um alerta contra uma cultura que “muitas vezes exalta a liberdade do indivíduo como sujeito autónomo, como se ele se fizesse por si só e se bastasse a si próprio”. Na mesma linha, condenou uma organização da vida social que seja feita “apenas a partir dos desejos subjectivos e mutáveis, sem referência alguma à verdade objectiva”.

“A Igreja não se cansa de recordar que a verdadeira liberdade do homem provém de ser criado à imagem e semelhança de Deus. Por isso, a educação cristã é a educação à liberdade e para a liberdade”, explicou.

Às famílias cristãs pediu que não percam de vista “a fonte e a dimensão do amor e do dom recíproco”.

Fonte: Ag~encia Ecclesia

Partilhe

Facebook
WhatsApp

Relacionados

Noticia-Apresentacao-Rezar-com-Maria
Apresentação do livro "Rezar com Maria"
"Rezar com Maria", o 11º livro de Paulo Costa, pela Salesianos Editora, foi apresentado em Santa Maria...
NOTICIA-PEDROSA-FERREIRA
Faleceu Pe. Pedrosa Ferreira
Partiu para o Pai, a 22 de abril de 2024 um dos nomes incontornáveis da catequese, em Portugal. Salesiano...
Dia do Livro 2024 Noticia
Descontos - Dia Mundial do Livro 2024
O Dia Mundial do Livro celebra-se a 23 de abril. Associamo-nos a esta festa, com o lançamento de uma...
Rui Alberto Ecclesia
Pe. Rui Alberto apresenta Novo Itinerário da Catequese no programa da RTP 2 “A Fé dos Homens”
O Diretor Editorial da Salesianos Editora esteve no programa Ecclesia, transmitido na RTP 2, a apresentar...

Últimas

Pesquisa