E aqui continuamos nós a apresentar alguns dos dados.
Formação recebida
Curso de iniciação
Uma percentagem elevada (quase nos 80%) frequentou o curso de iniciação.
Frequency |
Percent |
Valid Percent |
Cumulative Percent |
||
Valid |
Sim |
137 |
79,7 |
79,7 |
79,7 |
Não |
35 |
20,3 |
20,3 |
100,0 |
|
Total |
172 |
100,0 |
100,0 |
|
Quando cruzamos estes dados com a idade, percebemos que são os catequistas mais novos os que menos frequentarem o curso de iniciação.
Quartil_idade |
Total |
||||||
Quartil25 |
Quartil50 |
Quartil75 |
Quartil100 |
||||
CUR_INICIAÇÃO | |||||||
Sim |
Count |
29 |
35 |
37 |
36 |
137 |
|
% within CUR_INICIAÇÃO |
21,2% |
25,5% |
27,0% |
26,3% |
100,0% |
||
% within Quartil_idade |
65,9% |
79,5% |
86,0% |
87,8% |
79,7% |
||
% of Total |
16,9% |
20,3% |
21,5% |
20,9% |
79,7% |
||
Não |
Count |
15 |
9 |
6 |
5 |
35 |
|
% within CUR_INICIAÇÃO |
42,9% |
25,7% |
17,1% |
14,3% |
100,0% |
||
% within Quartil_idade |
34,1% |
20,5% |
14,0% |
12,2% |
20,3% |
||
% of Total |
8,7% |
5,2% |
3,5% |
2,9% |
20,3% |
||
Total |
Count |
44 |
44 |
43 |
41 |
172 |
|
% within CUR_INICIAÇÃO |
25,6% |
25,6% |
25,0% |
23,8% |
100,0% |
||
% within Quartil_idade |
100,0% |
100,0% |
100,0% |
100,0% |
100,0% |
||
% of Total |
25,6% |
25,6% |
25,0% |
23,8% |
100,0% |
Um olhar à distribuição de idades dentro daqueles que não fizeram o curso de iniciação confirma a impressão anterior.
Há um pico de gente a seguir aos 20 anos e outro aos 40 que não fez o curso de iniciação.
Quando relacionamos o curso de iniciação com o número de anos no activo chegamos à conclusão, não surpreendente, que são os com menos “tempo de serviço” que têm menos curso de iniciação.
Quando fazemos um crosstab com os anos no activo descobrimos que a distribuição por idades dos que fizeram o curso de iniciação é muito mais estável do que o grupo daqueles que não o fizeram.
|
anos_Q |
Total |
||||||
,00 |
Quartil25 |
Quartil50 |
Quartil75 |
Quartil100 |
||||
CUR_INICIAÇÃO | ||||||||
Sim |
Count |
0 |
31 |
38 |
35 |
33 |
137 |
|
% within CUR_INICIAÇÃO |
,0% |
22,6% |
27,7% |
25,5% |
24,1% |
100,0% |
||
% within anos_Q |
,0% |
72,1% |
77,6% |
85,4% |
86,8% |
79,7% |
||
% of Total |
,0% |
18,0% |
22,1% |
20,3% |
19,2% |
79,7% |
||
Não |
Count |
1 |
12 |
11 |
6 |
5 |
35 |
|
% within CUR_INICIAÇÃO |
2,9% |
34,3% |
31,4% |
17,1% |
14,3% |
100,0% |
||
% within anos_Q |
100,0% |
27,9% |
22,4% |
14,6% |
13,2% |
20,3% |
||
% of Total |
,6% |
7,0% |
6,4% |
3,5% |
2,9% |
20,3% |
||
Total |
Count |
1 |
43 |
49 |
41 |
38 |
172 |
|
% within CUR_INICIAÇÃO |
,6% |
25,0% |
28,5% |
23,8% |
22,1% |
100,0% |
||
% within anos_Q |
100,0% |
100,0% |
100,0% |
100,0% |
100,0% |
100,0% |
||
% of Total |
,6% |
25,0% |
28,5% |
23,8% |
22,1% |
100,0% |
Cruzando o curso de iniciação com o género, verificamos que os “homens” são mais “baldas”:
|
GÉNERO |
Total |
|||
Feminino |
Masculino |
||||
CUR_INICIAÇÃO | |||||
Sim |
Count |
107 |
30 |
137 |
|
% within CUR_INICIAÇÃO |
78,1% |
21,9% |
100,0% |
||
% within GÉNERO |
86,3% |
62,5% |
79,7% |
||
% of Total |
62,2% |
17,4% |
79,7% |
||
Não |
Count |
17 |
18 |
35 |
|
% within CUR_INICIAÇÃO |
48,6% |
51,4% |
100,0% |
||
% within GÉNERO |
13,7% |
37,5% |
20,3% |
||
% of Total |
9,9% |
10,5% |
20,3% |
||
Total |
Count |
124 |
48 |
172 |
|
% within CUR_INICIAÇÃO |
72,1% |
27,9% |
100,0% |
||
% within GÉNERO |
100,0% |
100,0% |
100,0% |
||
% of Total |
72,1% |
27,9% |
100,0% |
Quanto ao curso geral as percentagens baixam consideravelmente.
|
Frequency |
Percent |
Valid Percent |
Cumulative Percent |
|
Valid |
Sim |
66 |
38,4 |
38,4 |
38,4 |
Não |
106 |
61,6 |
61,6 |
100,0 |
|
Total |
172 |
100,0 |
100,0 |
|
han; font-size:10.0pt; font-family:”Times New Roman”; mso-ansi-language:#0400; mso-fareast-language:#0400; mso-bidi-language:#0400;}
Mas mesmo assim é provável que estes valores sejam bastante superiores à média nacional.
De entre os que fizeram o curso geral, dominam as mulheres.
|
Frequency |
Percent |
Valid Percent |
Cumulative Percent |
|
Valid |
Feminino |
42 |
63,6 |
63,6 |
63,6 |
Masculino |
24 |
36,4 |
36,4 |
100,0 |
|
Total |
66 |
100,0 |
100,0 |
|
Ao cruzarmos a frequência do curso geral com a idade ficamos com quatro grupos bastante homogéneos.
Normal 0 21 false false false MicrosoftInternetExplorer4 /* Style Definitions */ table.MsoNormalTable {mso-style-name:”Tabela normal”;
|
Frequency |
Percent |
Valid Percent |
Cumulative Percent |
|
Valid |
Quartil25 |
18 |
27,3 |
27,3 |
27,3 |
Quartil50 |
18 |
27,3 |
27,3 |
54,5 |
|
Quartil75 |
14 |
21,2 |
21,2 |
75,8 |
|
Quartil100 |
16 |
24,2 |
24,2 |
100,0 |
|
Total |
66 |
100,0 |
100,0 |
|
Uma análise mais detalhada dá-nos uma média de idades (para quem fez o curso geral) de 36 anos.
N |
Valid |
66 |
Missing |
0 |
|
Mean |
36,045 |
|
Std. Deviation |
11,5684 |
|
Percentiles |
25 |
25,000 |
50 |
35,000 |
|
75 |
46,250 |
Com a divisão para o 4ª quartil a rondar os 46 anos temos um grupo relativamente jovem.
O histograma tem uma forma “suspeita”. Incluímos a curva de normalidade.
Uma análise de clusters mostra que temos dois grupos distintos em termos de idade e aproximadamente com o mesmo peso.
|
N |
% of Combined |
% of Total |
|
Cluster |
1 |
32 |
48,5% |
48,5% |
2 |
34 |
51,5% |
51,5% |
|
Combined |
66 |
100,0% |
100,0% |
|
Total |
66 |
|
100,0% |
|
IDADE |
||
Mean |
Std. Deviation |
||
Cluster |
1 |
46,313 |
6,5424 |
2 |
26,382 |
4,9971 |
|
Combined |
36,045 |
11,5684 |
Há um grupo com uma idade média de 46 anos e outro 20 anos mais novo, com uma idade média de 26 anos.