O Tarcízio envia-no um conjunto de cartazes para assinalar o Advento (disponíveis em pdf na zona de downloads).
Nos próximos dias irão aparecendo ainda mais ofertas.
Nasceu a Alegria
É natal, nasceu o nosso Deus. Este é o mistério mais difícil de compreender, como é possível um Deus que se faz homem? Exactamente por este motivo devemos celebrar esta criança que nasce. Esta celebração que ser um agradecimento e um louvor ao Deus que se faz pequenino para habitar não só no meio de nos mas também em nós.
(prepare-se na igreja ou numa sala uma estrada feita de seis velas apagadas que acaba numa manjedoura vazia.)
Canto Cristãos Alegria!
(enquanto se canta o sacerdote ou o catequistas trazem em procissão o menino Jesus e colocam-no na manjedoura)
Guia Nasceu uma Criança
L1 Javé vos dará um sinal: A jovem concebeu e dará à luz um filho, e chamá-lo-á Emanuel (Is 7, 14)
L2 Nasceu uma criança. A maravilha maior que há, uma nova vida, uma nova esperança, uma nova força. Cada criança que nasce é uma bênção de Deus ao mundo.
Todos Aclama a Deus, Terra inteira, toca em honra do seu Nome, canta hinos à sua glória. É Ele que nos mantém vivos e renova a vida da terra. Bendito seja Deus que faz maravilhas (Sl 66)
(acende-se a primeira vela)
Guia Nasceu a simplicidade
L1 Enquanto estavam em Belém, completaram-se os dias para o parto e Maria deu à luz o seu filho primogénito. Ela enfaixou-O e colocou-O numa manjedoura, pois não havia lugar para eles na hospedaria. (Lc 2, 6-7)
L2 Esta criança que nasce é pobre, é simples. Nasce no meio de animais. Simples como deve ser cada homem. Com frio, mas rodeado de amor. Sem conforto, mas rodeado pela alegria do seu nascimento.
Todos – Em Ti confiam os que conhecem o teu Nome, pois não abandonas os pobre que Te procuram, Javé. Os que nada têm são grandes diante de ti.(Sl 9)
(acende-se a segunda vela)
Guia Nasceu o Rei
L1 Dirigiram-se a Herodes os magos do oriente e disseram:«Onde está o Rei dos judeus recém-nascido? Nós vimos a sua estrela no Oriente e viemos para Lhe prestar homenagem». ( ) Quando entraram na casa, viram o Menino com Maria, sua Mãe. Ajoelharam-se diante d\’Ele e prestaram-lhe homenagem. (Mt 2, 2-11)
L2 Esta criança que nasce recebe visitas ilustres. Nesta pobreza a fé faz-nos ver que nasceu o rei que todos esperavam. Esta criança tranquila e meiga é o nosso rei. Um rei de paz, de amor e de perdão.
Todos Ó Senhor nosso Deus, como é grande o teu Nome em toda a Terra! Exaltaste a tua majestade acima do céu. (Sl 8)
(acende-se a terceira vela)
Canto Vem Senhor Jesus (1ª estrofe – cd Água viva edições salesinas)
Guia Nasceu o homem novo
L1 Quando os pais levaram o Menino Jesus, para cumprirem as prescrições da Lei a seu respeito, Simeão tomou o Menino nos braços e louvou a Deus, dizendo: «Eis que este Menino vai ser causa de queda e elevação de muitos em Israel. Ele será um sinal de contradição e de novidade.» (Lc 2, 27-34)
L2 – Um rei que nasce pobre é um Homem Novo. Um homem que já não se importa em ter poder ou em ser maior do que todos os outros. É o homem sempre criança que com o seu sorriso distribui simplicidade e tranquilidade.
Todos Exultem e alegrem-se contigo todos os que Te buscam. Os que amam a tua salvação repitam sempre: «Deus é grande e dá vida nova!» (Sl 70)
(acende-se a quarta vela)
Guia – Nasceu o Deus eterno
L1 No sexto mês, o anjo Gabriel foi enviado por Deus a uma cidade da Galileia chamada Nazaré. Foi a uma virgem, prometida em casamento a um homem chamado José, que era descendente de David. E o nome da virgem era Maria. O anjo entrou onde Ela estava, e disse: «Alegra-Te, cheia de graça! O Senhor está contigo! O Espírito Santo virá sobre Ti e o poder do Altíssimo Te cobrirá com a sua sombra. Por isso, darás a luz um filho e o Santo que vai nascer de Ti será chamado Filho de Deus.»(Lc 2, 1-5)
L2 Esta criança que nasce não é uma criança qualquer. Nasce o que existe desde sempre(Santo Agostinho). Que coisa fantástica o nosso Deus está no meio de nós. Vive, respira, ri e sofre como nós. O nosso Deus faz-se criança para nos dizer que nos quer crianças simples e alegres.
Todos Louvai a Deus no seu templo, louvai-O no seu poderoso firmamento! Louvai a Deus, pelas suas maravilhas, louvai-O pela sua imensa grandeza! Todo o ser que respira louve a Deus! (Sl 150)
(acende-se a quinta vela)
Canto Vem Senhor Jesus (2ª estrofe – cd Água viva edições salesinas)
Guia Nasceu a Alegria
L1 O anjo disse aos pastores: «Não tenhais medo! Eu anuncio-vos a Boa Notícia, que será uma grande alegria para todo o povo: hoje, na cidade de David, nasceu-vos um Salvador, que é o Messias, o Senhor. De repente, juntou-se ao anjo uma grande multidão de anjos. Cantavam louvores a Deus, dizendo: «Glória a Deus no mais alto dos céus e paz na terra aos homens por Ele amados».
L2 Esta criança é o nosso Deus e é a causa da nossa alegria. Que alegria maior podemos ter? O nosso Deus nasceu entre nós e traz a paz a todos os homens de boa vontade. Esta criança contagia-nos com o seu sorriso. A alegria veio a habitar no meio de nós.
Todos Muitos dizem: «Quem nos fará ver a felicidade?» Javé, levanta sobre nós a luz da tua face! Puseste em meu coração mais alegria do que quando para eles transbordam o trigo e o vinho. Em paz me deito e logo adormeço, porque só Tu, Javé, me fazes viver feliz e tranquilo.(Sl 80)
(acende-se a sexta vela)
Guia Também nós, com os anjos queremos louvar o Deus que nasce no meio de nos e cantar-lhe.
(enquanto se canta o gloria dá-se o menino a beijar)
Canto final Louvemos o Senhor (cd nEle Edições salesianas)