Novo Logótipo

Pela primeira vez em 40 anos, as Edições Salesianas mudaram de logótipo. Desde a fundação da editora que a identificação gráfica não sofria qualquer alteração.

A mudança da imagem vai ao encontro do projecto de uniformização tipográfica da marca Salesianos. Por isso, é com naturalidade que o novo logótipo se inspira no da Província Salesiana Portuguesa. Do símbolo provincial colhemos os elementos centrais que passamos a explicar.

{slider=D. Bosco, os salesianos e os jovens}

Uma flecha em direcção ao alto, apoiada em três colunas perpendiculares, em cima das quais três círculos mostram uma imagem que revela três pessoas. Nestas três pessoas estilizadas vê-se, ao centro, um adulto que amigavelmente estende os braços a dois jovens que estão ao seu lado. Da flecha e do abraço surge uma casa, com um tecto para a chuva (os braços) e os pilares para a suster (os corpos das três pessoas). Para D.Bosco, o acolhimento e a fraternidade são determinantes para a criação do ambiente educativo no qual se pode apresentar o Evangelho aos jovens. O fundador dos salesianos viveu e proporcionou uma experiência pastoral única nos oratórios que fundou. Estes espaços eram casa que acolhe, paróquia que evangeliza, escola que encaminha e pátio onde se partilham a amizade e a alegria. A casa representa, assim, a presença salesiana e o sistema preventivo de D. Bosco caracterizados pelos valores da Razão, Religião e Amor, as três colunas da casa.

{/slider}

{slider=Do acolhimento à educação. Da educação à comunicação. Da comunicação à oração}

Desde o início da sua obra, D.Bosco atribuiu à Comunicação Social um papel fundamental e indispensável ao anúncio do Evangelho. Na “difusão de bons livros”, os salesianos produziriam instrumentos válidos de conhecimento e formação. Esta vertente da comunicação identifica-se no nosso logótipo pelo balão no qual se insere a “casa educativa” e cuja simbologia transporta para a partilha e diálogo.

Para além desta dimensão comunicativa, é nosso desejo provocar no público a abertura ao diálogo com Deus. Por isso, colocamos junto da cabeça do elemento da direita dois traços curvos que nos remetem para a comunicação sem fios (wi-fi). Por outro lado, este é também um símbolo da nova cultura digital na qual nos inserimos e que devemos acompanhar.

{/slider}

 

Partilhe

Facebook
WhatsApp

Relacionados

Visita-pe-Juan-Godoy
Salesianos Editora recebe visita do Conselheiro do Reitor-Mor
O encontro contou com a presença dos colaboradores da Salesianos Editora e da Livraria do Porto, do diretor...
Artigo-Evangelizar-Porto
Evangelizar/25 Porto – Mais de 600 participantes olham mais longe
Os Salesianos do Porto acolheram, nos dias 4 e 5 de outubro, as duas edições a Norte do Evangelizar 2025,...
E-vangelizar-25-ESTORIL
E-vangelizar/25: Bispo D. Rui Gouveia desafia Catequistas a "Olhar para Longe"
No passado dia 20 de setembro, os Salesianos do Estoril acolheram a primeira edição do E-vangelizar/25,...
Visita_pe-Joao_brito_F
Pe. João de Brito visita Salesianos Editora e reafirma compromisso com a missão editorial
O novo diretor dos Salesianos Porto, Pe. João de Brito, realizou uma visita às instalações da Salesianos...

Últimas

Pesquisa

Procurar