Novos patronos dos escuteiros

Escuteiros portugueses reunem e apresentam novos patronos: São Tiago para os exploradores (II secção) e São Pedro para os pioneiros (III secção).

Os apóstolos Tiago e Pedro são os novos patronos da II secção dos exploradores e da III secção dos pioneiros no Corpo Nacional de Escutas – Escutismo Católico Português (CNE).

O CNE promoveu, no fim-de-semana de 28 de Fevereiro e 1 de Março, um seminário aberto a todos os dirigentes e caminheiros/companheiros do país subordinado ao tema «Amigos na Pista – Os Patronos no Escutismo». Segundo um comunicado enviado à Agência ECCLESIA, o encontro juntou 450 escuteiros de todo o país numa reflexão conjunta sobre a importância dos patronos num movimento juvenil como o escutismo.

“São Jorge, anterior patrono dos exploradores, mantém-se presente no movimento como patrono mundial dos escuteiros e São João de Brito, anterior patrono dos pioneiros, também, como Modelo de Vida”.

Segundo o comunicado “o modelo de vida é uma nova figura criada pelo programa de Renovação da Acção Pedagógica, que está a reformular a pedagogia da associação e que visa criar figuras contemporâneas que possam servir de modelos aos escuteiros das respectivas secções, complementando a figura do patrono, que é a referência máxima”.

São Tiago Maior foi um dos apóstolos mais próximos de Jesus e o 1º apóstolo mártir. “Enquanto viveu, foi um dos apóstolos que evangelizou por terras longínquas. Foi um explorador, razão pela qual foi escolhido como patrono da II Secção, os exploradores. São Pedro, patrono da III Secção, os pioneiros, foi escolhido por ter sido o pioneiro da Igreja de Cristo, a rocha sobre a qual Jesus Cristo edificou a sua Igreja. Foi também ele o fundador das primeiras comunidades cristãs”.

Os participantes no seminário foram convidados a participar de forma activa na preparação dos novos conteúdos pedagógicos do CNE, criando dinâmicas que serão mais tarde transformadas em ferramentas pedagógicas que serão colocadas ao serviço dos vários agrupamentos espalhados pelo país.

O seminário contou com a presença de D. Manuel Clemente, Bispo do Porto, também ele um antigo escuteiro. Na conferência que fez sobre «Os Santos na Igreja», o Bispo do Porto abordou a temática da santidade afirmando que esta está ao alcance de todos. Referiu ainda o exemplo de “três pessoas que se tornaram santas – Santo António, Beato Nuno de Santa Maria e São João de Brito – procurando demonstrar que a santidade está ao alcance de todos, enquanto pessoas de bem que seguem o Evangelho”.

O comunicado explica ainda que o programa de Renovação da Acção Pedagógica (RAP) está neste momento em fase de testes em 92 agrupamentos-piloto em Portugal. No final deste ano escutista será a fase de avaliação desta implementação e no ano escutista 2010-2011 será feita a aplicação da nova metodologia educativa a todos os agrupamentos do país.

O Corpo Nacional de Escutas é a maior associação juvenil portuguesa, inserida e enquadrada no maior movimento juvenil mundial. Em Portugal conta com um efectivo de 60 mil jovens e de 9 mil adultos. É uma associação de juventude sem fins lucrativos, não política e não governamental, destinada à formação integral de jovens dos 6 aos 22 anos de idade, baseado na adesão voluntária a um quadro de valores expressos na Promessa e Lei escutistas, através de um método original que permite a cada jovem ser protagonista do seu próprio crescimento, para que se sinta plenamente realizado e desempenhe um papel construtivo na sociedade. Está implantado através de mais de 1000 agrupamentos espalhados por todo o continente e regiões autónomas.

Em Ecclesia.

Partilhe

Facebook
WhatsApp

Relacionados

Noticia-Apresentacao-Rezar-com-Maria
Apresentação do livro "Rezar com Maria"
"Rezar com Maria", o 11º livro de Paulo Costa, pela Salesianos Editora, foi apresentado em Santa Maria...
NOTICIA-PEDROSA-FERREIRA
Faleceu Pe. Pedrosa Ferreira
Partiu para o Pai, a 22 de abril de 2024 um dos nomes incontornáveis da catequese, em Portugal. Salesiano...
Dia do Livro 2024 Noticia
Descontos - Dia Mundial do Livro 2024
O Dia Mundial do Livro celebra-se a 23 de abril. Associamo-nos a esta festa, com o lançamento de uma...
Rui Alberto Ecclesia
Pe. Rui Alberto apresenta Novo Itinerário da Catequese no programa da RTP 2 “A Fé dos Homens”
O Diretor Editorial da Salesianos Editora esteve no programa Ecclesia, transmitido na RTP 2, a apresentar...

Últimas

Pesquisa