Pastoral juvenil reflecte sobre animadores, formaçãoo e situação

Preparar animadores, fazer formação de formadores e reflectir as principais interpelações dos Jovens à Pastoral Juvenil foi o mote que reuniu, em Fátima, o Conselho Nacional de Pastoral Juvenil (CNPJ, sob tema Sede minhas testemunhas.

O CNPJ analisou o comunicado final da Assembleia Plenária da Conferência Episcopal Portuguesa, realizada em Roma, onde os Bispos Portugueses estiveram em Visita Ad limina, dando especial atenção ao compromisso de inovação na pastoral juvenil. Na reunião, o Conselho motivou para o cumprimento dos objectivos definidos através da apresentação do projecto GPS, das Edições Salesianas, que se traduz num itinerário para jovens destinado ao animador e centrado na comunidade cristã. Este projecto tripartido, integrado num percurso de trabalho baseado na animação/formação, é uma das propostas do CNPJ como caminho de “evangelização dos jovens animadores que requerem uma formação contínua e de acompanhamento”.

Na reunião destacou-se a relevância do trabalho desenvolvido por todos, havendo a consciência que a dinâmica de grupos de jovens, a formação e escolha de animadores, em particular, são uma realidade em constante ajustamento.

Foram dirigidas ao CNPJ, para debate e expressão pública nas próximas reuniões, a temática sobre a educação sexual e objectivos do milénio.

Na reunião foram ainda realçadas as actividades nacionais mais expressivas que, desde a última reunião, foram desenvolvidas nas várias comunidades e grupos, nomeadamente campanhas de sensibilização sobre a realidade vivida no Darfur; Festival Jota 2007; Encontro dos Jovens com o Papa (Loreto, Itália) e Agora do Mediterrâneo; III Assembleia Ecuménica Europeia, de Sibiú (Roménia); IX Fórum Ecuménico Jovem, de Viana do Castelo.

Tempo ainda para destacar as propostas nacionais para o ano 2007-08, onde se destacam o Fátima Jovem 2008, a XXIII Jornada Mundial da Juventude, em Sidney, a II edição do Festival Jota, o Congresso Missionário e o VII Festival Nacional Jovem da Canção Mensagem.

A reunião do CNPJ saudou ainda o Pe Vasco de Oliveira Pedrinho, nomeado pela Conferência Episcopal para integrar, a tempo inteiro, a equipa do Departamento Nacional da Pastoral Juvenil.

Partilhe

Facebook
WhatsApp

Relacionados

Noticia-Apresentacao-Rezar-com-Maria
Apresentação do livro "Rezar com Maria"
"Rezar com Maria", o 11º livro de Paulo Costa, pela Salesianos Editora, foi apresentado em Santa Maria...
NOTICIA-PEDROSA-FERREIRA
Faleceu Pe. Pedrosa Ferreira
Partiu para o Pai, a 22 de abril de 2024 um dos nomes incontornáveis da catequese, em Portugal. Salesiano...
Dia do Livro 2024 Noticia
Descontos - Dia Mundial do Livro 2024
O Dia Mundial do Livro celebra-se a 23 de abril. Associamo-nos a esta festa, com o lançamento de uma...
Rui Alberto Ecclesia
Pe. Rui Alberto apresenta Novo Itinerário da Catequese no programa da RTP 2 “A Fé dos Homens”
O Diretor Editorial da Salesianos Editora esteve no programa Ecclesia, transmitido na RTP 2, a apresentar...

Últimas

Pesquisa