Por um novo projecto de catequese (1)

Estes textos não são senão a tentativa de arrumar algumas ideias sobre os rumos que a catequese pode/deve percorrer em Portugal.

Podem também servir de estímulo ao diálogo a uns tantos interessados por estas coisas.

Sinto como meu o cansaço e desencanto de tantos catequistas, pais e catequizandos que andaram os últimos anos à espera de uns catecismos novos milagrosos que tivessem a decência de apoiar aqueles que hoje se querem tornar cristãos a sério.

É certo que apenas temos 60% dos novos catecismos cá fora e que pode ser imprudente “julgar” já o conjunto. Mas atendendo ao que já se viu, penso que é legítimo avaliar o todo do projecto. Porque claramente não há projecto, não há coerência interna, não são materiais na continuidade do documento dos bispos “Para que acreditem e tenham vida”.

1. Opções sólidas

Não me interessa repetir “verdades” incontestadas. Mas há algumas opções que me importa afirmar. Porque não são consensuais.

1.1. Por um paradigma de iniciação cristã

Uma delas é a necessidade de assumir o paradigma da iniciação cristã.

À pergunta “Como formar as novas gerações de cristãos” a Igreja tem respondido de formas diferente ao longo dos séculos.

1.1.1 Tantos paradigmas

Na Idade Média usou-se o paradigma “Socialização”. Devido à forte coesão da Europa rural, apostou-se na criação de um conjunto de mecanismos sociais que facilitassem a adopção de uma identidade crente. Os hábitos sociais, as regras, o papel normativo das elites, a estruturação do calendário, a prevalência do direito eclesial sobre o direito civil contribuiriam para criar a “sociedade cristã”. Bastaria estar nela mergulhado para dela assumir os critérios, as convicções, os valores, as práticas. Este modelo-socialização não se extinguiu com o fim de idade média.

A fragmentação das ideias (tornada possível pelo advento da imprensa escrita), o colapso da cristandade medieval, o alargamento dos horizontes culturais e sociais obrigaram a Igreja (quer católica, quer protestantes) a assumir um novo paradigma: o catecismo. Esta aposta na instrução religiosa ajudava a afirmar a identidade crente contra as ideias dos adversários. Originalmente o paradigma-catecismo servia como complemento a um sistema social e familiar que assegurava o básico da identidade crente. Com populações maioritariamente analfabetas tornou-se necessário um esforço extra e “especialistas” que dessem aos catequizandos as competências cognitivas que eles não poderiam adquirir de outra forma.

E, basicamente, este tem sido o paradigma dominante. Claro que os últimos 100 anos tiveram imensas novidades de tipo didáctico (como ensinar) mas a orientação prevalentemente cognitiva tem sido constante.

Partilhe

Facebook
WhatsApp

Mais recursos

Todas
Recursos 511
Oração 174
Músicas 0
Técnicas e Dinâmicas 31
rosario-dificil
Rosário - um método de oração
Há muitas maneiras de rezar, porque não há apenas um caminho para chegar a Deus. A igreja propõe vários...
Morte-papa-francisco
Partiu o Papa Francisco. O Papa da simplicidade, da presença, da escuta, de Cristo.
Mensagem de pesar do Provincial pelo falecimento do Papa Francisco A humanidade fica hoje mais pobre....
Série Adolescentes
Série "Adolescência": uma visão crítica
Desde que foi lançada, a série “Adolescência”, da Netflix, voltou a lançar o debate sobre...
Lausperene-crianças
Lausperene com crianças
Lausperene (do latim laus perene, “louvor perene”) é a designação dada na Igreja Católica...
DM1 - Raízes - Webinar
Webinar AM4
DISCIPULOS MISSIONARIOS – CATEQUESE 5 – GUIA AM4 – WEBINAR SALESIANOS EDITORADescarregar Os...
avaliar-globalidade-catequese
Avaliar a globalidade da catequese
Para lá dos detalhes, como é que avaliamos a totalidade da catequese?Não da catequese do 5º ao 7º ano....
Avaliar-me-catequista-crente
Avaliar-me como catequista e como crente!
Partilhamos um esquema de avaliação e desempenho para catequistas. Não pretende fazer acusações nem premiar...
Pentecostes-1
Pentecostes ou as línguas de fogo
O livro "Da mão para o coração - 5 minutos de criatividade para a Bíblia" sugere uma atividade para se...