Projecto GPS: o que é; isto?

Há muitos jovens que querem aderir mais fortemente à verdade e à causa de Jesus Cristo. Mas sem deixarem de lado o que de melhor a juventude tem para oferecer.

Muitos pais desejam que os seus filhos descubram no Evangelho e na Igreja as fontes que saciam o seu anseio de felicidade. Mas sentem a dificuldade de ajudar os mais novos a fazer essa descoberta.

Muitas paróquias têm uma vontade sincera de acolher os jovens, de se deixar interpelar pela sua sensibilidade e criatividade. Mas não sabem muito bem como superar as barreiras que se foram criando entre os jovens e a Igreja.

As bases para a pastoral juvenil

Muitas das dificuldades do diálogo entre os jovens e a Igreja nascem de olhar para os jovens e para a Igreja como blocos monolíticos. Os jovens não são todos iguais e não se adere ao Evangelho de um momento para o outro.

 

Os bispos de Portugal, há alguns anos reflectiram séria e apaixonadamente sobre este diálogo entre os jovens e a Igreja. E partilharam com o Povo de Deus um texto chamado Bases para a pastoral juvenil.

 

A certa altura, explicam que o diálogo pede b>itinerários, caminhos diferentes, para que jovens diferentes possam chegar à vida com o sabor do Evangelho.

 

Em ordem ao amadurecimento e ao compromisso cristão, os jovens devem encontrar nas suas comunidades ou nas estruturas da pastoral juvenil, propostas organizadas e acessíveis de itinerários de fé que, a seguir à frequência da catequese sistemática, motivem e apoiem novas atitudes e comportamentos de inspiração evangélica. Estas propostas podem, também, constituir uma ocasião para que façam a iniciação cristã aqueles que antes a não fizeram, de modo consequente, na catequese da infância e da adolescência.

 

A finalidade do projecto GPS

O projecto GPS é um desses itinerários pedidos pelos nossos bispos.

 

Pretende ajudar aqueles jovens que andaram na catequese a concluir com sucesso a sua iniciação cristã.

 

Ao contrário do que acontecia no passado, a catequese tradicional, concluída a meio da adolescência (16 anos) não consegue assegurar a maturidade e as competências necessárias para ser hoje um fiel e feliz discípulo de Jesus de Nazaré. O projecto GPS recolhe as melhores intuições de quem se dedica à evangelização dos jovens, unifica-as numa proposta de caminho com a duração de três anos. Este itinerário vai ajudar os jovens e os grupos a sedimentar a identidade cristã neste início do século XXI. O projecto GPS realiza-se num grupo que quer ser experiência de Igreja e onde se podem interiorizar, pela experiência, pelas interacções dentro do grupo, pela prática da oração, todas as dimensões do crente maduro. Este processo passa por interiorizar um conjunto de convicções, práticas e atitudes que os ajude a definirem-se como cristãos.

 

O projecto propõe-se construir um crente completo, dentro das tarefas de desenvolvimento próprias da idade e atento ao contexto sociocultural que atravessamos.

 

Pretendemos um crente que harmonize todas as dimensões da sua pessoa com todas as dimensões da existência cristã. Um crente capaz de interagir (observar, interpretar e agir) com a realidade a partir do Evangelho de Cristo. Um crente, efectiva e afectivamente, inserido na comunidade eclesial.

 

Um crente que se compromete na transformação interior da sua pessoa e do ambiente que o rodeia.

 

As opções

Este projecto supõe que os participantes fizeram já uma experiência de primeiro anúncio. Não é um projecto de pastoral juvenil genérico. Não é a solução total para todos os problemas e desafios da Igreja quando tenta evangelizar o continente dos jovens. Este projecto pretende ajudar aqueles jovens que já fizeram a sua conversão inicial a Jesus Cristo, que já dominam os rudimentos da fé (adquiridos na catequese da infância e adolescência) a assumir a sua identidade cristã.

 

O GPS assume uma perspectiva \\\\\\\”mistagógica\\\\\\\”. Mistagogia era o tempo da iniciação cristã posterior à celebração dos sacramentos. Era um tempo para ajudar os novos cristãos a fazerem a síntese pessoal entre as verdades da nossa fé, a força dos sacramentos na nossa vida e o estilo de vida típico dos seguidores do Nazareno. Este projecto não tem como prioridade a transmissão de informações nem ser uma introdução à teologia. Tem um carácter muito mais prático. Que ajudar os destinatários a tornarem realidade o cristão do século XXI. Usando todos os recursos da vida cristã numa síntese harmoniosa.

 

No concreto…

Chamámos GPS a este projecto por analogia com o sistema gps de orientação. Tal como os sistemas gps conseguem dar ao utente uma posição e indicações de rumo a seguir recorrendo às informações disponibilizadas pelos satélites, também este projecto GPS de pastoral juvenil quer dar aos jovens, aos grupos e aos seus animadores as informações e os recursos para se orientarem na viagem da vida. Não recorrendo a satélites mas aos faróis da vida cristã (a Palavra de Deus, a tradição viva da Igreja, a oração, os sacramentos…) o projecto GPS é o itinerário necessário para ajudar os jovens de hoje a assumirem-se radicalmente como discípulos de Jesus. O projecto GPS é constituído por quatro volumes:

 

  • O Livro Zero onde está a parte mais teórica, sempre útil para perceber as opções e descobrir caminhos novos diante das situações não previstas.
  • O livro Um que contém as propostas e os materiais a usar durante o primeiro ano.
  • O livro Dois que contém as propostas e os materiais a usar durante o segundo ano.
  • O livro Três que contém as propostas e os materiais a usar durante o terceiro ano.

Associado a estes manuais está também disponível um conjunto de manuais para apoiar a formação dos animadores.

 

No site www.edisal.salesianos.pt os animadores que usam o projecto GPS encontrarão uma ampla lista de recursos que não foi possível incluir nos CDs que acompanham os manuais. Esta lista (com canções, textos, propostas de oração, apresentações multimédia…) está em permanente actualização com os contributos da equipa GPS e de tantos animadores de pastoral juvenil que querem partilhar os seus esforços. No mesmo site, os animadores podem dialogar uns com os outros, partilhar as suas dificuldades e descobertas. Os elementos da equipa GPS dão apoio nas dificuldades, sugestões e propostas. Os elementos da equipa GPS prestam também apoio e assessoria na organização de acções de formação de animadores e de encontros de jovens.

 

Quem é quem no GPS?

O projecto GPS resulta, em primeira linha, de muitos pedidos e sugestões de animadores e responsáveis de pastoral juvenil. Mais no concreto, é a resposta da família salesiana em Portugal a esta carência de itinerários de qualidade. A equipa que concebeu e executou o projecto GPS é constituída por:

 

·

  • Ir. Adélia Teixeira. Responsável pastoral juvenil das irmãs Salesianas (FMA)
  • Pe. David Teixeira. Membro da equipa vocacional dos Salesianos
  • Pe. João de Brito. Superior dos salesianos em Portugal
  • Pe. Paulo Pinto. Mestre em educação social
  • Pe. Rui Alberto. Mestre em pastoral juvenil e catequética
  • Dr. Sérgio Fraga. Licenciado em psicologia
  • Pe. Tarcízio Morais. Mestre em ciência da educação.

Além destes há uma lista não fechada de parceiros associados. São animadores de pastoral juvenil que, duma forma consistente, estão a produzir materiais de apoio para o projecto GPS: canções, textos, reflexões, apresentações multimédia…

Partilhe

Facebook
WhatsApp

Relacionados

Noticia-Apresentacao-Rezar-com-Maria
Apresentação do livro "Rezar com Maria"
"Rezar com Maria", o 11º livro de Paulo Costa, pela Salesianos Editora, foi apresentado em Santa Maria...
NOTICIA-PEDROSA-FERREIRA
Faleceu Pe. Pedrosa Ferreira
Partiu para o Pai, a 22 de abril de 2024 um dos nomes incontornáveis da catequese, em Portugal. Salesiano...
Dia do Livro 2024 Noticia
Descontos - Dia Mundial do Livro 2024
O Dia Mundial do Livro celebra-se a 23 de abril. Associamo-nos a esta festa, com o lançamento de uma...
Rui Alberto Ecclesia
Pe. Rui Alberto apresenta Novo Itinerário da Catequese no programa da RTP 2 “A Fé dos Homens”
O Diretor Editorial da Salesianos Editora esteve no programa Ecclesia, transmitido na RTP 2, a apresentar...

Últimas

Pesquisa