O calendário da catequese anda a par do calendário escolar. Por isso, no final de junho a maioria dos centros paroquiais encerram as suas atividades.
Mas é importante que as famílias sejam sensibilizadas para a importância de, por um lado, manter o vínculo à comunidade paroquial e, por outro, manter o ritmo de oração e vivência da fé. Para isso, sugerimos alguns materias e estratégias.
Continuar a celebrar semanalmente a Eucaristia
Ainda que possa haver mudança de horários, todas as comunidades mantêm a celebração da Eucaristia ao Domingo. Mesmo que não haja a “missa da catequese”, haverá outra celebração em que a família poderá participar.
Para motivar à sua participação, sugerimos o livro “Vou encontar-me ConTigo“. Este leccionário festivo apresenta as leituras do Domingo de forma resumida, e uma atividade para explorar a sua mensagem. Além disso, propõe sempre um desenho para colorir. Ler antecipadamente as liturgia da Palavra, motiva à participação na Eucaristia
Brincar a partir da Palavra
Ao longo do ano de catequese, as crianças foram descobrindo a beleza dos textos bíblicos. Alguns terão aprofundado de forma particular o Antigo Testamento, outros o Novo Testamento.
Para recordar a beleza do que se escutou sugerimos os jogos Catequiz. Este jogos de perguntas e respostas podem ser usados em momentos de convívio em em viagens de férias.
Cada página apresenta 3 perguntas e no verso estão as respostas certas. Há 7 modelos diferentes.
Escutar Deus de forma diferente
Por que não substituir o rádio ou a televisão pela escuta de música cristã? Por que não colocar no carro música que nos ajude a viajar pelas Palavras de Deus?
Neste campo são várias as propostas e mediante a idade das crianças da família, há diferentes sonoridades.
Para os mais pequeninos sugerimos o Mika’s Kids ou o cd Conhecer Jesus.
Para os adolescentes e jovens sugerimos a Banda Jota ou os Graal numa linha mais festiva, e os Simplus ou a Claudine Pinheiro para momentos de maior serenidade.
Rezar em família
Com o final das aulas, o tempo livre das crianças é maior. Não há a pressão dos trabalhos de casa, as noites são mais longas e todos parece que desaceleram. É uma boa oportunidade para tentar que a família reze em conjunto, todas as noites.
A partir de uma música ou de um livro, pode criar-se um breve momento de leitura e meditação da Palavra.
Sugerimos o livro “Rezo com o Evangelho de cada dia“, que propõe um modelo a partir da contemplação de cenas do Evangelho.
Outra proposta passa pela recitação do terço. A família Power tem esta tradição e é a partir da sua experiência que a mãe Teresa escreveu o “Mistérios da Fé“. É um belíssimo itinerário de oração familiar que ajuda cada lar a ser uma igreja doméstica.
Ler a Palavra antes de dormir
E se ao invés dos livros de aventuras ou de contos de fadas e princesas, lêssemos histórias que também nos falam de heróis e de um amor sem fim?
Para os mais pequeninos há a coleção “Histórias Bíblicas” ou a “Sinais de Jesus“. Para os adolescentes recomendamos o livro “Jesus conta-me a sua vida” que apresenta o diário de Jesus sob a forma de diário ficcionado.
Para os jovens, recomendamos o livro “Histórias com sumo” que apresenta uma bela seleção de narrativas baseadas nos valores cristãos.
Se há dificuldades em motivar para a leitura, sugerimos a obra “10 critérios para conseguir que os teus filhos leiam“.