Estes dados resultam de pesquisas feitas nos Estados Unidos. Nem todos serão automaticamente transportáveis para a nossa realidade.
Mas para quem se interessa pela educação-evangelização dos adolescentes e jovens vale a pena ler com atenção
Recursos externos
Suporte
- Suporte da família. A vida familiar fornece altos níveis de amor e apoio.
- Comunicação familiar positiva. Os jovens e os seus pais comunicam positivamente e os jovens estão interessados em pedir conselho aos seus pais.
- Relações com outros adultos. Os jovens recebem apoio de três ou mais adultos que não os pais.
- Vizinhos atentos. Os jovens têm nos vizinhos pessoas atentas e disponíveis.
- Envolvimento dos pais na escola. Os pais estão activamente envolvidos em ajudar os jovens no seu sucesso escolar.
Potenciação
- A comunidade valoriza os jovens. Os jovens percebem que os adultos da sua comunidade valorizam a juventude.
- Os jovens como recurso. Os jovens recebem papéis úteis na sua comunidade.
- Serviço aos outros. Os jovens prestam serviço na comunidade por uma hora ou mais à semana.
- Segurança. Os jovens sentem-se seguros em casa, na escola e na vizinhança.
Limites & expectativas
- Limites em casa. A família tem claras as regras e as consequências e acompanha a localização dos filhos.
- Limites na escola. A escola indica claramente quais as regras de comportamento e as consequências associadas.
- Limites na vizinhança. Os vizinhos assumem a responsabilidade por acompanhar o comportamento dos jovens.
- Modelos adultos. Os pais e outros adultos oferecem modelos positivos e responsáveis de comportamento.
- Influência positiva dos colegas. Os amigos dos jovens oferecem modelos responsáveis de comportamento.
- Altas expectativas. Quer os pais quer os professores encorajam os jovens a ser bem sucedidos.
Uso construtivo do tempo
- Actividades criativas. Os jovens gastam três horas ou mais por semana em teatro, música ou outras actividades criativas.
- Programas juvenis. Os jovens gastam três ou mais horas por semana em actividades formativas para jovens, na escola, em clubes ou em outras organizações.
- Comunidade religiosa. Os jovens gastam uma hora ou mais por semana em actividades numa instituição religiosa.
- Tempo em casa. Os jovens saem com os amigos sem programa especial duas ou menos noites por semana.
Recursos internos
Empenho na aprendizagem
- Motivação para o sucesso. Os jovens estão motivados para ter sucesso na escola.
- Empenho escolar. Os jovens estão fortemente empenhados em aprender.
- Trabalhos de casa. Os jovens fazem pelo menos uma hora de trabalhos de casa.
- Ligação à escola. Os jovens preocupam-se com a qualidade da escola.
- Ler por prazer. Os jovens lêem por prazer três ou mais horas por semana.
Valores positivos
- Empatia. Os jovens valorizam fortemente o ajudar outras pessoas.
- Solidariedade. Os jovens valorizam fortemente o apoio aos mais desfavorecidos e o empenho na redução da fome e da pobreza.
- Integridade. Os jovens agem por convicções e afirma claramente os seus valores.
- Honestidade. Os jovens \\\”dizem a verdade mesmo quando não é fácil\\\”.
- Responsabilidade. Os jovens assumem responsabilidade pessoal pelos seus actos.
- Controle. Os jovens acreditam que é importante não estar sexualmente activo antes do tempo e não consumir álcool ou drogas.
Competências sociais
- Planear e tomar decisões. Os jovens sabem como planear e tomar decisões antecipadamente.
- Competências interpessoais. Os jovens têm empatia, sensibilidade e capacidade de dar-se com os amigos.
- Competências culturais. Os jovens sabem relacionar-se com pessoas de outras etnias e/ou culturas.
- Resistência. Os jovens sabem resistir à pressão negativas dos colegas mesmo em situações perigosas.
- Resolução de conflitos. Os jovens tentam resolver os conflitos de forma não violenta.
Identidade positiva
- Assertividade. Os jovens sentem que têm controle sobre \\\”o que lhes acontece\\\”.
- Auto-estima. Os jovens mostram ter um bom nível de auto-estima.
- Sentido. Os jovens sentem que a sua vida tem um sentido e um rumo.
- Visão positiva do futuro pessoal. Os jovens estão optimistas quanto ao seu futuro pessoal