A alegria de ser cristão
Pe. Luís Rodrigues
A alegria e o gozo de viver a palavra de Deus são características próprias de um cristão adulto.
Há diversos tipos de alegria, diversos graus. Mas só se pode falar em alegria no sentido pleno quando a pessoa sente que o melhor de si mesmo, das suas capacidades, dos seus desejos se realiza. Há alegria quando encontramos algo profundamente amado.
Samaria
Sílvio Faria
A Samaria era a região central da Palestina; uma região de má fama, habitada por uma raça de sangue misturado (de judeus e pagãos) e de religião sincretista.
No tempo de Jesus, havia uma tensão muito grande entre Samaritanos e Judeus. Hostilidade antiga alimentada por muitos preconceitos. Os Assírios, depois da conquista da Samaria (722 A.C.), tinham povoado a região com estrangeiros que não prestavam culto ao Senhor (2Reis 17, 24-25).
Eles misturaram-se com os nativos e criaram um culto incompatível com a religião de Israel.
Sem tempo para rezar
Tarcízio Morais + Ir. Anabela
A oração é fundamental na nossa vida cristã. Mas é curioso como em todas as idades se sentem dificuldades para orar. Falta de tempo, falta de disponibilidade interior.
Não saber. São razões que frequentemente justificam o silêncio diante de Deus.
A oração é lugar e tempo de encontro com o Senhor.
Para todos os tempos e em todas as idades. Porque a oração é encontro com o Deus Vivo que amorosamente se aproxima de nós, transformando o nosso coração à Sua imagem.
Deixa andar! ou Aperta com ele!
Rui Alberto
A Carla, uma criança de 9 anos já foi apanhada várias vezes a roubar pequenas coisas aos colegas da catequese.
O João tem 21 anos e está no grupo dos jovens mais velhos da paróquia. Durante as reuniões é bastante agressivo com aqueles que não concordam com ele.
Duas situações entre tantas outras com que nos poderíamos encontrar ao fazer catequese.
Que fazer? Normalmente somos forçados a escolher uma de duas estratégias.
Como funciona a catequese?
Pablo Lima
No mês passado, propus-te ganhar os pais como «aliados» para a catequese quando, na verdade, tu é que deverias ser aliado deles.
Hoje, proponho-te que os interesses ainda mais pelo funcionamento da catequese, apresentando-lhes como funciona.
A maior parte dos pais fizeram a catequese segundo o antigo método de Pio X. Não te estranhes! Estes «novos» catecismos existem em Portugal há (apenas?!) 15 anos.
Por isso, muitos não sabem como se faz catequese hoje em dia. É muito favorável explicar-lhes e fazer-lhes sentir a riqueza da nova pedagogia.
Código restritivo de carícias
José Fernandes
A história de vida de cada pessoa é registada em livro único. Página a página, cada existência vai sendo escrita segundo uma trama inconsciente mas identificável. Para descobrir esta trama, ou guião de vida, é preciso observar e analisar de vários ângulos as emoções e os pensamentos que a pessoa só revela quando comunica.
Um dos ângulos mais importantes de observação é o das defesas. Cada pessoa tem uma forma própria de se defender do sofrimento máximo que lhe pode advir de uma relação: a indiferença. A esta organização defensiva inconsciente, a Análise Transaccional chama genericamente Filtro de carícias.
É uma designação simples para um sistema complexo, que abordaremos em próximos artigos.
Dossier: Catequese e família
É daqueles temas quase obrigatórios. Por tantas razões e até porque muitas das nossas dioceses estão a fazer um sério esforço de dar mais qualidade à pastoral familiar. E, claro, aparece a pergunta: como melhorar a relação entre catequese e famílias?
A verdade é que, ainda que bem motivados, podemos dizer uma série de banalidades inúteis e falsas. Há muitos que procuram uma fórmula mágica que permita a famílias ideais mas inexistentes empenharem-se num modelo de catequese superado. Não queremos cair nesse erro.