Forma[c]ção 08 – já aconteceu!

Realizou-se no sábado passado, dia 11 de Outubro, a Forma[c]ção E-vangelizar, por iniciativa das Edições Salesianas e da Província Salesiana Portuguesa. A este encontro de “formação activa”, que teve lugar na Escola Salesiana do Porto, responderam mais de 500 catequistas e animadores.

 

O acolhimento foi dado pelo P. João de Brito, Provincial dos Salesianos, que sublinhou a necessidade de uma formação de qualidade, e a disponibilidade dos Salesianos em apoiar a Igreja nesse esforço.

A conferência “Evangelizar – pistas para o futuro” foi conduzida pelo Pe. Rui Alberto, Director de Produção das Edições Salesianas. Numa linguagem entusiasmante, convidou os participantes a superar a falta de alento e de Fé que bloqueiam, actualmente, a Pastoral da Igreja.

 

A conferência “Evangelizar – pistas para o futuro” foi conduzida pelo Pe. Rui Alberto, Director de Produção das Edições Salesianas. Numa linguagem entusiasmante, convidou os participantes a superar a falta de alento e de Fé que bloqueiam, actualmente, a Pastoral da Igreja.

De seguida, os cerca de 550 participantes espalharam-se pela Escola Salesiana para poderem frequentar alguns dos 27 workshops diferentes que o encontro oferecia.

Para manter o mesmo nível de entusiasmo, o almoço foi seguido de um concerto interpretado por três jovens vocalistas das Edições Salesianas. A tarde preencheu-se com mais dois ateliês, divididos em três níveis: 1 – Principiantes, 2 – Com experiência, 3 – Coordenadores pastorais.

No final do dia, e em jeito de avaliação, o Pe. Rui Alberto salientou que este evento, enquanto oferta de formação pastoral, é exemplo da importância de, “por um lado, estarmos atentos ao contexto cultural em que estamos inseridos e, por outro, da necessidade de envolvermos os nossos destinatários numa aprendizagem activa e participativa.”

Do lado dos participantes, a satisfação era geral. Mesmo cansados, muitos revelavam antes de ir embora que “isto deveria ser feito mais vezes!”.

A Forma[c]ção teve neste ano a sua segunda edição. Em 2007, as Edições Salesianas organizaram o mesmo encontro em 3 dioceses diferentes, sob o tema “GPS – Que futuro para a Pastoral Juvenil?”. Este ano, por motivos de calendário, apenas foi possível organizar uma única edição, no Porto. Para 2009, a única certeza que se confirma é que a Forma[c]ção é uma aposta a manter.

Partilhe

Facebook
WhatsApp

Relacionados

Noticia-Apresentacao-Rezar-com-Maria
Apresentação do livro "Rezar com Maria"
"Rezar com Maria", o 11º livro de Paulo Costa, pela Salesianos Editora, foi apresentado em Santa Maria...
NOTICIA-PEDROSA-FERREIRA
Faleceu Pe. Pedrosa Ferreira
Partiu para o Pai, a 22 de abril de 2024 um dos nomes incontornáveis da catequese, em Portugal. Salesiano...
Dia do Livro 2024 Noticia
Descontos - Dia Mundial do Livro 2024
O Dia Mundial do Livro celebra-se a 23 de abril. Associamo-nos a esta festa, com o lançamento de uma...
Rui Alberto Ecclesia
Pe. Rui Alberto apresenta Novo Itinerário da Catequese no programa da RTP 2 “A Fé dos Homens”
O Diretor Editorial da Salesianos Editora esteve no programa Ecclesia, transmitido na RTP 2, a apresentar...

Últimas

Pesquisa