Peregrinação da confiança 2008

Da pastoral juvenil do Porto recebemos já algumas informações sobre a peregrimação da confiança. Este ano será em Bruxelas.

«Nós, responsáveis das diferentes confissões cristãs da Bélgica,

acolhemos com alegria e gratidão o anúncio

de que o próximo Encontro Europeu de Jovens terá lugar em Bruxelas.

Desde já marcamos encontro a todos os jovens cristãos da Europa:

vinde numerosos a Bruxelas, no final de Dezembro de 2008!»

De modo a permitir que os jovens da Diocese do Porto possam dizer “Contem connosco!” a este convite, o SDPJ-Porto informa que, mais uma vez, está a organizar uma viagem de autocarro para todos aqueles que pretendam participar na “Peregrinação da Confiança na Terra ‘08”, da Comunidade de Taizé, que este ano terá lugar entre os dias 29 de Dezembro’08 e 2 de Janeiro’09, na cidade de Bruxelas (Bélgica).

“O que é?”

São cinco dias com dezenas de milhares de jovens de toda a Europa e de outros continentes, com a hipótese de:
. descobrir um povo e a sua cidade através de encontros pessoais;
. rezar juntos com cânticos e em silêncio;
. ser acolhidos por famílias e paróquias de toda a região de Genebra;
 para, no regresso a Portugal, sermos capazes de começar uma «Peregrinação
de Confiança» na nossa própria vida…


 

Enquanto “Peregrinação”, esta viagem visa, entre outros aspectos: 

. ajudar os jovens a redescobrir a Igreja como fermento de comunhão na família humana;
. preparar um futuro de paz para além dos muros que nos separam;
. permitir uma abertura -se à beleza de uma vida interior e de uma comunhão em Deus;
. alertar para a disponibilidade para procurar um sentido para a vida e para viver a fé no meio dos desafios do nosso tempo, tornando-nos desde já portadores de esperança aonde quer que vivamos e estejamos…

 

“FAQ’S”

(Informações práticas/questões frequentes…)

 


“A quem se destina esta ‘Peregrinação’?”

Os Encontros Europeus dirigem-se prioritariamente aos jovens entre os 17 e os 35 anos.

Poderão, contudo, participar “jovens com mais de 35 anos” no caso de serem responsáveis por algum grupo de menores de 17.

“Tenho mais de 35 anos mas não vou a acompanhar nenhum jovem. Não posso participar?”

Aos adultos (>35 anos) que mesmo assim pretendam participar, deixamos bem claro que a sua inscrição ficará pendente da confirmação por parte do Gabinete de Acolhimento da Organização da Peregrinação, devido, fundamentalmente, ao facto de as capacidades de acolhimento serem muito limitadas

“E os que têm 16 anos?”

Os que têm 16 anos podem participar, desde que sejam acompanhados por responsáveis que fiquem com eles durante todo o Encontro, na proporção de um responsável por cada dois jovens e de uma responsável por cada duas jovens. Ficarão alojados em famílias, juntamente com os seus responsáveis.

 

“E como será a viagem até Bruxelas?”

A partida (do Terreiro da Sé do Porto) será na noite (20h) do dia 26 de Dezembro de 2008, com destino a Paris.

Chegados a Paris (no dia 27, por volta das 20h), seremos acolhidos pela respectiva Comunidade Portuguesa no Santuário de Nossa Senhora de Fátima, onde pernoitaremos.

O dia 28 de Dezembro será livre para visita à cidade.

Na manhã (bem cedo) do dia 29, partiremos em direcção a Bruxelas, estando a chegada prevista para as 10h.

Após a chegada a Bruxelas e depois de ter sido feito o Acolhimento pela Organização do evento, cada jovem será enviado para a sua família/comunidade, dando-se, assim, início aos “Dias do Encontro” propriamente ditos (de 29 de Dezembro ’08 a 2 de Janeiro ’09).

A viagem de regresso ao Porto terá início na tarde do dia 2 de Janeiro (por volta das 16h), estando a chegada prevista para as 20h do dia 3 de Janeiro.

ATENÇÃO

Durante a viagem, não serão realizados quaisquer “desvios” ou paragens que não sejam as estritamente previstas e/ou necessárias (refeições e demais necessidades fisiológicas), tendo estas aproximadamente 3h de intervalo entre cada uma delas.


“E como vai ser o alojamento em Bruxelas?”

O alojamento será em casas de famílias de Bruxelas. Alguns serão talvez alojados em salões paroquiais ou ginásios. Todos devem trazer colchão (“colchonette”) e saco-cama.
Os jovens portadores de deficiência devem indicar a sua situação aquando da sua inscrição de modo a se prover às suas necessidades especiais.

 

“Agora vamos ‘ao que interessa’: quanto custa?”

Apenas 190 € (cento e noventa euros) por pessoa, estando já incluídos os custos do Encontro (alimentação, transportes, alojamento, etc.) assim como as despesas da viagem Porto-Paris-Bruxelas-Porto (autocarro, seguros…).

Aos “jovens >35 anos”, aplicar-se-á o preço de 225 € (duzentos e vinte e cinco euros) por pessoa (nas mesmas condições supra mencionadas).

Atenção: as refeições durante a viagem, bem como durante o “dia de passeio por Paris”, são da responsabilidade de cada participante, não estando, por isso, incluídas neste preço.

 

“E como é que posso fazer a minha Inscrição?

Tens 3 hipóteses:

1. dirigindo-te directamente às instalações do SDPJ-Porto (na Casa Diocesana de Vilar, Porto, sala 117, às 4ªs e 6ªs, entre as 14h e as 20h);

2. descarregando, preenchendo e reenviando a “Ficha de Inscrição” (ver documento “Excel” em anexo) para o nosso e-mail (juventude@diocese-porto.pt), devidamente acompanhada de uma fotocópia (digitalização) do teu B. I.. Neste caso, o pagamento deve ser feito via transferência bancária, usando, para tal, o NIB do SDPJ (001 800 031 582 541 702 027). Não te esqueças de nos enviar, por e-mail, o comprovativo da transferência, acompanhado do(s) nome(s) do(s) participante(s) a que esta se refere.

3. no final dos “Encontros com Taizé” dos dias 22 de Outubro  e 19 de Novembro (sempre às 21h30, na Igreja de S. José das Taipas – Porto).

 

“E até quando é que me posso inscrever?”

Impreterivelmente até ao dia 28 de Novembro de 2008, inclusivé.

 

E há mais alguma coisa que eu devo saber?”

Sim. No dia da partida, NÃO TE ESQUEÇAS TER CONTIGO O BILHETEDE IDENTIDADE OU PASSAPORTE, assim como o “Cartão Europeu de Seguro de Doença”! O SDPJ-Porto reserva-se o direito de negar a entrada no autocarro a quem não apresentar estes documentos.

Finalmente, convidamos-te a participar nos 2 “Encontros de Preparação”, onde terás oportunidade de saber ainda mais curiosidades sobre estas peregrinações, bem como de conhecer melhor todo o seu dinamismo. Estes encontros terão lugar no final dos “Encontros com Taizé” organizados pelo SDPJ-Porto e pela Pastoral Universitária na Igreja de S. José das Taipas (Porto).
Eis as suas
datas:

. em Outubro: dia 22, às 21h30

. em Novembro: dia 19, às 21h30

 

Estamos a contar contigo…

Inscreve-te já!

Partilhe

Facebook
WhatsApp

Relacionados

Noticia-Apresentacao-Rezar-com-Maria
Apresentação do livro "Rezar com Maria"
"Rezar com Maria", o 11º livro de Paulo Costa, pela Salesianos Editora, foi apresentado em Santa Maria...
NOTICIA-PEDROSA-FERREIRA
Faleceu Pe. Pedrosa Ferreira
Partiu para o Pai, a 22 de abril de 2024 um dos nomes incontornáveis da catequese, em Portugal. Salesiano...
Dia do Livro 2024 Noticia
Descontos - Dia Mundial do Livro 2024
O Dia Mundial do Livro celebra-se a 23 de abril. Associamo-nos a esta festa, com o lançamento de uma...
Rui Alberto Ecclesia
Pe. Rui Alberto apresenta Novo Itinerário da Catequese no programa da RTP 2 “A Fé dos Homens”
O Diretor Editorial da Salesianos Editora esteve no programa Ecclesia, transmitido na RTP 2, a apresentar...

Últimas

Pesquisa