Catequese 04: Os meus sentidos
Quando estou conTigo
Letra e Música: Miguel Horácio
Originalmente no livro-CD Quando estou conTigo. Edições Salesianas 2005
Quando estou conTigo
Vejo as coisas diferentes
Quando estou no teu abrigo
Vejo que tudo muda junto a Ti.
E quando espreitas meu coração
Estremeço por Ti.
E quando tocas meu coração
o medo emudece.
Foge de mim!
O medo emudece.
Foge de mim!
—
1 O catequista convida cada um a reflectir sobre a relação que tem com o seu próprio corpo. Entrega a cada um uma folha em branco.
Cada um tem dez minutos para desenhar um retrato de si mesmo que represente todo o corpo e ocupe toda a folha.
Depois o catequista ajuda a aprofundar: Observa bem o teu desenho. Observa-o com calma. Começa com a cabeça e a cada parte do corpo que observas, pergunta-te: «De que é que esta parte do meu corpo precisa para ser mais feliz?» Por exemplo, a cabeça gostaria de uma massagem; as mãos gostariam de ser acariciadas ou ser mergulhadas em água quente, os pés gostariam de enterrar-se na areia da praia. Escreve o que agradaria a cada parte do corpo. Tens quinze minutos para essa tarefa.
Volta agora a olhar para o desenho e propõe-te fazer algo pelo teu corpo. Poderás, por exemplo, dizer: «Uma vez por semana vou dar uma corrida para respirar melhor» ou «Quero mastigar mais devagar para saborear melhor os alimentos».
Depois destas tarefas, o catequista introduz a Palavra. Por vezes, somos incapazes de fazer pelo nosso corpo o que ele precisa. Jesus era uma dessas pessoas, sempre atenta aos outros, sempre empenhado em fazê-los felizes.
A partir daí, trabalham-se os textos bíblicos propostos pela catequese.
Na expressão de fé o catequista diz: Estas experiências de felicidade nova, de mais saúde para o corpo, não são só de ontem.
Deus continua a dar-nos o que mais precisamos para sermos felizes.
Escutar, compreender e rezar Quando estou conTigo.