INTRODUÇÃO
Nesta nossa oração vocacional, vamos rezar com Maria. Que ela nos ensine a ser disponíveis para que, tal como nela se realizou a maternidade – Eis aí a tua mãe (Jo 19,26) -, se realize em cada um de nós a vocação que Deus tem sonhado para nós, de filhos amados e capazes de amar.
CANTO
SAUDAÇÃO do PRESIDENTE e
EXPOSIÇÃO do SANTÍSSIMO
SALMO 4
O salmista declara que a alegria e a paz lhe vêm da sua fé e da certeza que Deus é a sua segurança. Vocacionalmente, a oração deste salmo ajuda-nos a reafirmar quem é Deus para nós e que devemos continuar a ser reflexo da sua alegria e paz. Rezamos o salmo por estrofes.
Antífona Só Tu, Senhor, me fazes viver em segurança.
Quando te invocar, escuta-me, ó Deus, minha justiça!
Já que na angústia me libertaste,
tem compaixão de mim e ouve a minha oração.
Homens, até quando desprezareis a minha glória?
Porque amais a ilusão e buscais a mentira?
Sabei que o Senhor faz maravilhas pelo seu amigo
e há-de escutar-me quando o invocar.
~ Normal 0 21 false false false MicrosoftInternetExplorer4 /* Style Definitions */ table.MsoNormalTable {mso-style-name:”Tabela normal”; mso-tstyle-rowband-size:0; mso-tstyle-colband-size:0; mso-style-noshow:yes; mso-style-parent:””; mso-padding-alt:0cm 5.4pt 0cm 5.4pt; mso-para-margin:0cm; mso-para-margin-bottom:.0001pt; mso-pagination:widow-orphan; font-size:10.0pt; font-family:”Times New Roman”; mso-ansi-language:#0400; mso-fareast-language:#0400; mso-bidi-language:#0400;}
Tremei de medo e não pequeis mais;
meditai nos vossos leitos, em silêncio.
Oferecei sacrifícios de justiça
e confiai no Senhor.
Muitos dizem: “Quem nos dará a felicidade?”
Resplandeça sobre nós, Senhor, a luz da tua face!
Pois Tu dás uma alegria maior ao meu coração
do que a daqueles que têm trigo e vinho em abundância.
Deito-me em paz e logo adormeço,
porque só Tu, Senhor, me fazes viver em segurança.
Glória…
Antífona Só Tu, Senhor, me fazes viver em segurança.
LEITURA BÍBLICA Jo 19, 25-27
Junto à cruz de Jesus estavam, de pé, sua mãe e a irmã da sua mãe, Maria, a mulher de Clopas, e Maria Madalena.
Então, Jesus, ao ver ali ao pé a sua mãe e o discípulo que Ele amava, disse à mãe: “Mulher, eis o teu filho!”
Depois, disse ao discípulo: “Eis a tua mãe!”.
E, desde aquela hora, o discípulo acolheu-a em sua casa.
MEDITAÇÃO 1 “disse à mãe… disse ao discípulo…”
Estamos diante de um chamamento.
Somos chamados por alguém que nos ama, até dar a sua vida por nós. Somos também chamados por alguém a quem nós amamos e de quem nos mantemos próximos – junto.
Este chamamento acontece a todo o momento. Somos especialmente chamados nos momentos de cruz: como podemos ficar indiferentes à injustiça e ao sofrimento?
Individualmente
– Sinto-me continuamente chamado por alguém que me ama e a quem eu amo? Que implicações deve ter este chamamento amoroso?
– Recordo as minhas respostas aos chamamentos nos momentos de cruz. Peço perdão pelas vezes em que fui cobarde e agradeço as vezes em que fui determinado.
MEDITAÇÃO 2 «o discípulo acolheu-a em sua casa.»
O chamamento que nos é dirigido é feito de um modo que envolve a nossa pessoa por inteiro. Interpelados desta maneira, devemos dar uma resposta, como a do discípulo amado ou de Maria.
Num mundo que tantas vezes não reconhece o valor da vida, que reivindica o direito de a manipular de tantos modos, sejamos disponíveis a acolher na nossa casa, aquelas vidas que o Senhor nos quer confiar.
Descubramos o gosto de nos sentirmos colaboradores do Senhor. Descubramo-nos como cuidadores do tesouro mais precioso que é a vida do outro, especialmente dos mais “à margem”…
Individualmente
– Em que contextos sinto que “desde agora” o Senhor chama-me a ser como o discípulo amado ou como Maria?
– Qual a característica que sinto ser o meu ponto de força nesta vocação de colaborador de Deus? Agradecido, coloco-a diante de Jesus, porque, intimamente, sei bem que não é mérito meu, que tudo é dom.
PRECES
Escutámos um apelo à conversão a Jesus e à nossa vocação de filhos amados e capazes de amar. Vamos implorar a misericórdia de Deus para que atenda as nossas preces, respondendo a cada prece: Nós somos teus filhos, escuta-nos.
1. Pela Santa Igreja, Bispos, e todo o clero, para que sejam iluminados pelo Espírito Santo e estimulem os fiéis à conversão para receberem com alegria a Páscoa do Salvador, oremos
Normal 0 21 false false false MicrosoftInternetExplorer4 /* Style Definitions */ table.MsoNormalTable {mso-style-name:”Tabela normal”; mso-tstyle-rowband-size:0; mso-tstyle-colband-size:0; mso-style-noshow:yes; mso-style-parent:””; mso-padding-alt:0cm 5.4pt 0cm 5.4pt; mso-para-margin:0cm; mso-para-margin-bottom:.0001pt; mso-pagination:widow-orphan; font-size:10.0pt; font-family:”Times New Roman”; mso-ansi-language:#0400; mso-fareast-language:#0400; mso-bidi-language:#0400;}
2. Para que os jovens se deixem ajudar na conversão do coração à disponibilidade e na atenção à voz de Jesus que os chama a segui-lo perante as necessidades dos outros, oremos
3. Por todos nós aqui reunidos em oração, para que abramos o nosso coração à mensagem de Jesus “Eis aqui a tua Mãe… Eis aqui o teu filho” e sejamos testemunhas do seu amor, oremos
4. Para que este tempo favorável nos impele a ser mais comunidade unida na oração, na penitência e no amor, oremos
5. Para que a população do Haiti, da Madeira e do Chile, nestes momentos de grande provação, encontrem sentido e ânimo na fé, oremos
PAI-NOSSO
ORAÇÃO
Senhor, nosso Deus,
que nos inspirais toda a oração verdadeira,
escutai as nossas preces
por intercessão de Maria, a Mãe da humanidade,
e fazei que obtenhamos da tua bondade
o que vos pedimos com fé. Por NSJC…
BÊNÇÃO do SANTÍSSIMO
CANTO FINAL