O encontro contou com a presença do Pe. João Ramos, diretor da comunidade salesiana do Porto e do Pe. Sebastião, Administrador das Edições Salesianas.
A primeira visita canónica que o recém-eleito provincial realizou à editorial foi conduzida de forma frontal, simples, e, sobretudo, próxima.
O Provincial dos Salesianos em Portugal começou por sublinhar as vantagens da recente união de presenças salesianas na cidade do Porto, com a junção das comunidades dos Salesianos Porto (Colégio dos Órfãos) e da editora salesiana, ocorrida no passado verão.
De seguida, sob o lema para as presenças salesianas – “Não temas”- explicou que, muitas vezes, “os planos de Deus nos colocam em causa e são para quem os recebe uma surpresa.” Continuou meditando que, de Maria, no episódio da Anunciação, aprendemos a “responder com um confiante ‘Eis-me’ ao desassossego daquilo que Deus nos pede”.
Avançou, depois, com uma análise à situação atual da editora, dizendo que é necessário que esta seja cada vez mais profissional para ser cada vez mais fiel ao carisma na qual se funda.
Por isso, a Província Portuguesa entendeu ser hora de apostar em novas instalações para a editora e para a livraria do Porto. A mudança ocorrerá no início de 2018.
A nova sede da editora, será nas imediações do Colégio dos Órfãos. A livraria passará a estar numa zona central da cidade, próxima da baixa, querendo manter-se como uma referência na área da catequese e pastoral.
Com grande generosidade e empatia, o Provincial partilhou as plantas e planos para as novas instalações com os colaboradores para que os mesmos pudessem enriquecer o projeto com sugestões. No final, e antes da fotografia oficial da visita, o Pe. Aníbal exortou os presentes a terem a vontade de Deus como critério de vida