1 – Nome, idade, profissão/ocupação profissional
Tarcízio Morais, salesiano sacerdote, 33 anos, actualmente Director do Ensino Secundário da Escola Salesiana do Estoril. Especialista em Pedagogia para a Escola. Fotógrafo como hobby. Músico nos tempos livres. Evangelizador de jovens.
2 – Empenhos e ministérios eclesiais que desempenhas
Ser padre a tempo inteiro… e catequista do 10º volume… Formador de Professores e Catequistas… Membro do Conselho de Redacção da “Catequistas”…
3 – Descreve o teu percurso de fé e como evangelizador
Nasci numa família onde a fé é coisa de todos os dias e momentos. Deus é presença contínua. Conheci os salesianos “jovenzito” e entusiasmei-me por estas coisas de Deus porque senti que me chamava a “estar com Ele”… junto dos jovens, especialmente dos mais pobres. Depois as coisas foram acontecendo… Crescendo pouco a pouco… Com avanços e recuos… agora procuro dar testemunho da minha fé, “dando razões” – a muitos – “das minhas esperanças”… também com a música! “N’Ele”!
4 – Quais as maiores dificuldades que encontras no teu ministério?
Transmitir no contexto em que me encontro a alegria de ser cristão e a felicidade que me dá o facto de ser quem sou: salesiano sacerdote.
5 – Quais os maiores desafios que a catequese em Portugal enfrenta hoje?
Libertar-se de um circuito demasiado fechado para ser verdadeiramente significativa para os jovens de hoje, “aqui e agora”, com as necessidades dos cristãos que querem crescer para Deus, de modo a tornar JC um projecto vivo e dinâmico para muitos.
6 – Qual a experiência de evangelização que mais te marcou, que mais te faz dar graças a Deus?
Foram muitas… Quatro anos de trabalho no Centro Juvenil Salesiano “Las Naves” em Alcalá de Henares… dois meses de voluntariado em Moçambique (Missão de Moatize – Tete) a dar formação a catequistas e professores locais… Oxalá possa repetir!!! E tantas outras pequenas coisas…
7 – Um momento, lugar, modelo de oração que gostarias de partilhar com os leitores do site
Para rezar não são precisas muitas coisas… Basta querermos… Gosto de rezar com a Palavra de Deus… com a Música… com o silêncio. Estar na presença de Deus em todos os momentos do dia… Mesmo nas contrariedades… Fazer do meu tempo, tempo de Deus.
Mais modelo, menos modelo, dar a Deus o que é de Deus e aos homens o que é dos homens!
8 – Um recurso pedagógico que gostasses de ver mais divulgado.
Um CD muito bonito que saiu este ano chamado “N’Ele” que pode ajudar muitas comunidades cristãs a celebrar a sua fé com profundidade, entusiasmo e alegria. Ainda não conhece? Olhe que vale a pena! Ah… e a revista “Catequistas” que precisa da sua ajuda para crescer e ser mais divulgada…